IA Overflow - Blog sobre Inteligência Artificial gera resultados exponenciais. Automação, vendas e crescimento para empreendedores.
Representação abstrata de ondas sonoras e inteligência artificial

Google Lança Magenta RT: AI Pra Fazer Música Ao Vivo. E Agora?

June 21, 20250 min read

Google Lança Magenta RT: AI Pra Fazer Música Ao Vivo. E Agora?

Beleza, pessoal! Mais uma novidade no mundo da inteligência artificial, e essa mexe com uma área que eu particularmente acho fascinante: a música. Estava lendo num artigo do site The Decoder sobre o lançamento do Magenta RealTime (Magenta RT) pelo Google.

Basicamente, é um modelo de AI open source focado em criar música ao vivo. Isso mesmo, ao vivo! A ideia é que ele responda na hora a comandos, seja texto descrevendo o som que você quer, ou até amostras de áudio que você dá pra ele. É como ter um parceiro musical que entende seus prompts.

Como Funciona Essa Mágica?

Por trás disso, tem um Transformer de 800 milhões de parâmetros, treinado com uma quantidade absurda de música – cerca de 190 mil horas, a maioria instrumental. Pensa na quantidade de informação sonora que essa coisa processou! A promessa é que ele consiga gerar algo coeso e musical em tempo real.

Tem uma limitação técnica, claro, nem tudo é perfeito logo de cara: ele só consegue "ouvir" e processar os últimos dez segundos do áudio que ele mesmo gerou. É como ter um músico que só lembra do que acabou de tocar, o que pode ser um desafio pra estruturas musicais maiores, mas pra improviso e reação rápida, parece promissor.

O lado massa é que o Google decidiu liberar isso sob licenças abertas. O código tá no GitHub e o modelo no Hugging Face. Pra quem curte meter a mão na massa ou só tá curioso pra testar, dá pra usar de graça num ambiente de desenvolvimento online chamado Colab, que usa TPUs (os processadores do Google pra AI). É uma oportunidade de experimentar sem precisar de supermáquinas em casa.

Essa capacidade de criar algo em tempo real, reagindo a inputs, abre um leque gigante de possibilidades, tanto pra músicos explorarem novas formas de composição e performance, quanto pra desenvolvedores criarem novas ferramentas. É um tipo de inovação que sempre gera boas discussões sobre o futuro da criatividade assistida por AI.

Inclusive, esse assunto de como a tecnologia se integra com a arte e cria novas interfaces sempre rende debate lá na nossa comunidade. Aliás, se você quiser trocar ideia sobre AI, música, código e outras maluquices tecnológicas, clica no link pra entrar em contato e participa das discussões por lá!

Próximos Acordes

O Google falou que ainda planeja adicionar uso local, mais opções de customização e publicar um artigo de pesquisa formalizando tudo. Ou seja, isso é só o começo. O Magenta RT parece ser mais um passo nessa jornada da AI se tornando uma ferramenta cada vez mais presente, e nesse caso, no palco ou no estúdio. Vamos ficar de olho pra ver o que a galera da música e do desenvolvimento vai aprontar com ele.

Head of AI que largou a engenharia civil para transformar dados em soluções reais, sempre com fé, propósito e muito café com código Python pelo caminho.

Oldaque Rios

Head of AI que largou a engenharia civil para transformar dados em soluções reais, sempre com fé, propósito e muito café com código Python pelo caminho.

LinkedIn logo icon
Instagram logo icon
Youtube logo icon
Back to Blog

QUER UM PAPO MAIS APROFUNDADO?

Discussão Personalizada Sobre

IA Para Seu Negócio!

Para quem quer ir além dos conteúdos do blog e ter uma

conversa direcionada sobre implementação, ferramentas

ou estratégias específicas.

Copyrights 2025 | ia.overflow™ | Terms & Conditions